Google Earth

O Google Earth (inicialmente conhecido como Keyhole) √© um programa desenvolvido e distribu√≠do pelo Google cuja fun√ß√£o √© apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, constru√≠do a partir de fotografias de sat√©lite obtidas em fontes diversas. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e fotos de sat√©lite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, √© poss√≠vel identificar lugares, constru√ß√Ķes, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa √© similar, embora mais complexo, ao servi√ßo tamb√©m oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.

O Google Earth possui fun√ß√Ķes diversas relativas √† manipula√ß√£o do modelo global, em geral relacionadas √† recupera√ß√£o de informa√ß√Ķes coletadas pelos seus usu√°rios ao redor de todo o mundo a respeito de localidades espec√≠ficas.

Atualmente, o programa permite girar uma imagem, marcar os locais que voc√™ conseguiu identificar para visit√°-los posteriormente, medir a dist√Ęncia entre dois pontos e at√© mesmo ter uma vis√£o tridimensional de uma determinada localidade. No m√™s de maio de 2006 as imagens de sat√©lite sofreram uma atualiza√ß√£o e agora uma grande parte do Brasil j√° est√° em alta resolu√ß√£o. Mesmo pequenas cidades encontram-se dispon√≠veis em detalhes.

O Google Earth faz a cartografia do planeta, agregando imagens obtidas de várias fontes, incluindo imagens de satélite, fotografia aérea, e sistemas de informação geográfica sobre um globo em 3D. Também é possível ver mapas antigos do planeta todo, com o recurso Featured Content, nas layers (Camadas).

Anteriormente conhecido como Earth Viewer, o Google Earth foi desenvolvido pela empresa Keyhole, Inc., uma companhia que a Google adquiriu em 2004. O nome do produto foi alterado para Google Earth em 2005 e está actualmente disponível para uso em computadores pessoais com Mac OS X 10.3.9 ou superior, Microsoft Windows 2000 ou XP e no dia 12 de Junho de 2006 foi lançada uma versão beta para Linux. A Google fez melhorias ao cliente Keyhole e adicionou as imagens de satélite da base de dados para o seu software de mapeamento baseado na Internet.

A maioria das grandes cidades do planeta já estão disponíveis em imagens com resolução suficiente para visualizar edifícios, casas ou mesmo detalhes mais próximos como automóveis. Todo o globo terrestre já está coberto com aproximação de pelo menos 15 metros.

fonte: wikipedia

Instale o Google Earth em seu computador. Baixe com o Google Pack.



Selecione a versão do Google Pack em inglês (Estados Unidos), pois o Google Earth não está disponível na versão em português.